“
Desejo, sonho e medo, o amor é um salto sem rede entre a razão e a magia. (E só assim vale a pena).
”
”
Lya Luft
“
(...) deito-me para sofrer menos, refugiada nas lembranças para não ter de tomar decisões na vida, mergulhar no passado para não enfrentar o futuro. Ou para entender o presente? É tão vazio o meu presente. O conflito, por menor que seja, hoje em dia desgasta-me demasiado. Prefiro vegetar.
”
”
Lya Luft
“
Os meus olhos deviam ter a mesma expressão nos últimos anos, mas nunca notei. Bem que me olhava no espelho para ver que cara a pessoa tem quando sofre muito, mas era sempre o meu rosto. Cada vez mais achava que devia ter mudado muito, não se podia ser a mesma depois de tanta coisa, de tanta dor. Contudo, era eu.
”
”
Lya Luft (As Parceiras)
“
A vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos proporciona uma sucessão de ganhos.
”
”
Lya Luft (Losses and Gains: Reflections on a Life with a Foreword by Paolo Coelho)
“
Se achar que não valho nada, serei nada. Deixarei que os outros falem, decidam, vivam por mim. Porém, se acreditar que apesar dos naturais limites e do medo todo eu mereço uma dose de coisas positivas, vou lutar por isso. Vou até permitir que os outros me amem.
”
”
Lya Luft
“
Porque não morremos num período assim? Antes que tudo se comece a esboroar. Nem sei se é no fundo ou na superfície que começa a erosão. A primeira tristeza não partilhada. A primeira solidão em que se vira as costas e, ao voltar, já não se encontra a presença reconfortante. Apenas outra solidão, de costas. A consciência alerta: está a acabar, está a acabar. Talvez não ainda o amor, mas a alegria está a acabar. O resto vem depois. O cortejo todo.
”
”
Lya Luft (As Parceiras)
“
O menininho brinca no tapete enquanto nós adultos rimos contando coisas da infância do pai dele e dos tios.
Ele ergue o rosto e indaga:
— Do que vocês estão falando?
— Da infância — responde alguém.
— Infância é legal?
— Muito.
— A gente não pode viajar pra lá?
Era o que estávamos fazendo
”
”
Lya Luft (O tempo é um rio que corre)
“
Nisso reside nossa possível tragédia: o desperdício de uma vida com seus talentos truncados se não conseguirmos ver ou não tivermos audácia para mudar para melhor — em qualquer momento, e em qualquer idade.
”
”
Lya Luft (Perdas e Ganhos (Portuguese Edition))
“
Mas é necessário cortar com o que ele eventualmente tem de sufocante: pois pode ser também jaula, voragem, fundo de poço. Se ficarmos demais presos, teremos de nos puxar pelos próprios cabelos para outro espaço onde mesmo com susto e incertezas a gente possa respirar e decidir o que fazer agora.
”
”
Lya Luft (Perdas e Ganhos (Portuguese Edition))
“
Mas será sobre nós, nossa esperança ou pessimismo, nosso afeto ou frieza, que os filhos darão os primeiros de seus muitos passos. E farão isso com seus filhos futuramente. Serão tão fundamentais para eles quanto os pais de nossos pais foram na geração anterior.
”
”
Lya Luft (Perdas e Ganhos (Portuguese Edition))
“
Perder dói mesmo. Não há como não sofrer. É tolice dizer não sofra, não chore. A dor é importante. O luto também. Lya Luft
”
”
Sinéia Rangel (Borboletas na Janela: 2ª Edição)
“
Muito do que nos legaram pode ser re-programado: somos fruto mas não escravos, o olhar primordial que nos saudou não é necessariamente uma sentença de morte.
”
”
Lya Luft (Perdas e Ganhos (Portuguese Edition))
“
Volto à família: um ambiente duro em casa não prepara para enfrentar a dureza da vida, como alguns preconizam. Ao contrário: para saber defender-me no terreno violento em que vivemos preciso ter uma sólida raiz de afetos.
”
”
Lya Luft (Perdas e Ganhos (Portuguese Edition))