“
To read is to cover one's face. And to write is to show it.
”
”
Alejandro Zambra (Formas de volver a casa)
“
¿Y qué más pasa?
Nada, lo de siempre. Que todo se va a la mierda.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
Es bello leer y comentar lo leído un poco antes de enredar las piernas.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
Qual o sentido de ficar com alguém se essa pessoa não muda a sua vida? Disse isso, e Julio, estava presente quando disse: que a vida só tinha sentido se a gente encontrasse alguém que mudasse, que destruísse sua vida.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
Julio escabullía las relaciones serias, se escondía no de las mujeres sino de la seriedad, ya que sabía que la seriedad era tanto o más peligrosa que las mujeres
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
Cuidar un bonsái es como escribir. Escribir es como cuidar un bonsái.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
Al final ella muere, y él se queda solo, aunque en realidad se había quedado solo varios años antes de la muerte de ella.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
Seria impróprio dizer que conversaram como antes, porque antes havia confiança e agora o que as unia era mais um sentimento de desconforto, de familiaridade culpada, de vergonha, de vazio.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
This is the story of two student enthusiasts of the truth, aficionados of deploying words that seem like truth, of smoking endless cigarettes, and of enclosing themselves within the violent complacency of those who believe themselves better and purer than others, than that immense and detestable group called everyone else.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai: A Novel)
“
Tantalia' is the tale of a couple who decide to buy a little plant to keep as a symbol of the love that binds them. Too late, they realize that if the plant dies, the love that binds them will die too. And since the love that binds them is immense and they aren't willing to sacrifice it for anything, they decide to lose the plant amid a crowd of identical plants. Then comes the desolation, the tragedy of knowing that now they can never find it again.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
quando Julio se apaixonou por Emilia, toda a diversão e todo o sofrimento prévios à diversão e ao sofrimento que lhe proporcionava Emilia passaram a ser simples imitações da diversão e do sofrimento verdadeiros.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
esta é a história de dois estudantes devotados à verdade, a dispersar frases que parecem verdadeiras, a fumar cigarros eternos e se fechar na violenta complacência dos que se creem melhores, mais puros do que o resto, do que esse imenso e desprezível grupo que chamam de o resto.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
é Andrés quem fica e lhe faz um péssimo resumo de uma história muito longa que ninguém conhece bem , uma história comum cuja única particularidade é que ninguém sabe contá-la direito.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
Emilia e Julio - que não são exatamente personagens, embora talvez fosse conveniente pensá-los como personagens - ficam vários meses lendo antes de trepar, é muito agrádavel, pensa ele e pensa ela, e às vezes pensam ao mesmo tempo: é muito agradável, é bonito ler e comentar o que leram antes de trançarem as pernas. É como fazer ginástica.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
Esta é, então, uma história leve que se torna pesada. Esta é a história de dois estudantes devotados à verdade, a dispersar frases que parecem verdadeiras, a fumar cigarros eternos e a se fechar na violenta complacência dos que se creem melhores, mais puros do que o resto, do que esse imenso e desprezível grupo que chamam de o resto. Rapidamente, aprenderam a ler os mesmos livros, a pensar parecido e a disfarçar as diferenças. Logo moldaram uma vaidosa intimidade. Ao menos naquela época, Júlio e Emília conseguiram se fundir numa espécie de vulto.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)
“
Julio knew he was doomed to seriousness, and he tried, stubbornly, to thwart his serious fate, even as he stoically awaited that frightening and inevitable day when seriousness would come to settle in his life for good.
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai: A Novel)
“
Why would you want to be with someone if they didn’t change your life?
”
”
Alejandro Zambra (Bonsai)